Institucional

A Maternidade São Francisco foi inaugurada em 2011, sendo hoje a principal maternidade de Niterói, atendendo a cidade e adjacências. Localizada em um dos bairros mais nobres da cidade, de mesmo nome, possui uma estrutura moderna e inovadora, com equipamentos de última geração, novidades e serviços exclusivos no país. É também constituída por uma equipe multiprofissional reconhecida pela excelência na assistência aos pacientes.

É oriunda do Grupo de UTI Neonatal Neotin, criado em 1994, e destacado como o melhor grupo de UTI Neonatal do Estado, de acordo com dados oficiais do Governo do Estado do Rio de Janeiro e conforme medições das taxas de mortalidade dos principais serviços de neonatologia. As atividades da Neotin Neonatal concentram-se atualmente na Maternidade São Francisco.

Dispomos de 45 leitos de UTI Neonatal, UTI adulto, Pronto-Atendimento Obstétrico com ultrassonografia 4D, além de suítes com excelente serviço de hotelaria, amplo e moderno centro-cirúrgico, laboratório, banco de sangue, raio-x, e serviços inéditos, como o Cineparto.

Toda nossa infra-estrutura e constantes treinamentos garantem a excelência de nossos serviços, e nos permite fazer o que mais gostamos: participar do momento mais importante da vida dos pais, o nascimento do bebê.

Possuímos atendimento 24 horas. Além do pronto-atendimento obstétrico e ultrassonografia em 4 dimensões (4D), o hospital conta com raio-x, banco de sangue, laboratório, e UTI adulto e neonatal.

Entre os serviços extraordinários da Maternidade São Francisco, que envolve também o entretenimento, estão:

  • Filmagem de partos
  • Cineparto, serviço exclusivo de transmissão ao vivo do parto, em que a gestante também visualiza a família;
  • Buffet para o Cineparto;
  • Acesso à internet via WiFi;
  • Coffee Shop com vista para o berçário.
  • Nas suítes Vips, a mãe e familiares têm o conhecimento da rotina do bebê graças às câmeras que transmitem imagens do berçário em TVs de LCD. O objetivo deste “zelo monitorado” é manter a família próxima do recém-nascido e entrosá-la nos seus primeiros cuidados de vida.

A Maternidade São Francisco está preparada para todos os tipos de partos (natural, normal e cesária). Disponibilizamos um quarto para partos naturais, com tecnologia não invasiva para controle da dor (bola suíça; massageador elétrico; banheira (relaxamento e para parto na água); música ambiente; banco para parto de cócoras).

Além da estrutura tecnológica, a Maternidade São Francisco tem como prática cotidiana a responsabilidade ambiental.

A utilização de tecnologias sustentáveis, como telhado térmico, vidros reflexivos com película para filtração de raios solares, torneiras auto dosadoras que controlam o desperdício de água e ar condicionado central inteligente que regula automaticamente a temperatura ambiente com menor consumo de energia, contribuem na redução do consumo de água e energia elétrica.

A segurança operacional está garantida com o sistema de isolamento de correntes elétricas indesejáveis, emitidas por equipamentos no Centro Cirúrgico e UTI Neonatal, além da central de baterias (no-break), assegurando a energia elétrica antes da entrada dos geradores. Toda a refrigeração é realizada através de ar condicionado central, com filtragem bactericida absoluta nas áreas críticas, como Centro Cirúrgico e UTI Neonatal.

Dispomos do serviço de coleta de sangue do cordão umbilical, para o armazenamento de células-tronco, permitindo que as mesmas sejam aproveitadas em episódios posteriores de doenças degenerativas.

A função da célula-tronco conhecida como célula-mãe, é tipo de célula matriz que se transforma em qualquer outro tipo de célula existente no corpo humano, apta a regenerar e recuperar órgãos e tecidos, os quais sofreram alguma lesão. Este tratamento celular é utilizado em doenças, tais com: Leucemia, Anemia, Diabetes tipo 1, Traumatismo de Medula, Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla e outras.